Contribuindo para o seu resultado real!

(11) 2914-0022 – Fixo

(11) 93033-1091 – WhatsApp

contreal@contreal.com.br

Imposto clínica médica: entenda como é a arrecadação

Economize E Pague Os Impostos Corretamente Com Estas Dicas Blog - Contabilidade na Zona Sul

Compartilhe nas redes!

Saiba mais sobre imposto clínica médica e como ocorre a incidência em sua empresa

Reunimos informações importantes que vão ajudar você a entender como é feita a apuração de imposto clínica médica. Leia o nosso material e fique em dia com o fisco!

Você é gestor de clínica médica e precisa saber como funciona a apuração de imposto clínica médica?

Então leia o artigo que preparamos até o final, pois ele traz informações importantes sobre esse assunto.

Nele, vamos conversar sobre o que, de fato, é o imposto relacionado à clínica médica, principais regimes tributários e o que fazer para ter economia quando se tratar desse assunto.

O que é imposto clínica médica?

Podemos entender como imposto clínica médica os tributos que o seu empreendimento precisa recolher (os quais estão relacionados à execução de suas atividades).

Estar em dia com eles é fundamental, visto que se trata de uma obrigação que o seu empreendimento precisa cumprir e, quando isso não é feito da maneira correta, você expõe o seu negócio ao pagamento de multas, de juros, a autuações e a outras sanções que podem fazer com que sua empresa feche as portas.

Nesse sentido, os principais impostos de uma clínica médica são:

  • CSLL;
  • IRPJ;
  • PIS;
  • Cofins;
  • ISS.

Porém, é importante lembrar que vamos trazer em nosso artigo as regras gerais; dependendo das movimentações ocorridas em seu empreendimento, podem existir mudanças.

Por exemplo, caso exista automóvel registrado no seu CNPJ, você deverá ser recolhido o IPVA, dependendo da operação financeira realizada, outro imposto clínica médica que deverá ser recolhido é o IOF.

Antes de a gente seguir para o próximo, separamos alguns artigos que vão ajudar a tornar a gestão da sua empresa muito mais fácil:

Quais os principais regimes tributários?

Um dos fatos que repercutem na maneira como imposto clínica médica é calculado se relaciona ao regime tributário.

Em nosso país, os três principais são os mencionados a seguir.

Simples Nacional

Ele é uma modalidade que visa beneficiar microempresas e empresas de pequeno porte.

É regulado pela Lei 123/2006 e tem como objetivo reduzir a carga tributária enfrentada por esses empreendimentos.

O cálculo de imposto clínica médica varia conforme o faturamento acumulado nos últimos 12 meses, visto que esse é o critério utilizado para encontrar a faixa dentro do anexo da Lei 123/2006, a qual determinará qual alíquota deverá ser aplicada no faturamento do período.

O recolhimento é feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, e toda a apuração é feita dentro de sistema disponibilizado pela Receita Federal.

Lucro Presumido

Nessa modalidade, para efeito do cálculo da CSLL e da IRPJ, os quais incidem sobre o lucro do empreendimento, o Estado presume o lucro que a empresa terá por meio de percentuais que variam de acordo com a atividade exercida.

São tributos calculados trimestralmente, sendo que empresas de prestação de serviços utilizam, na maioria das vezes, o percentual de 32% para se encontrar a base de cálculo.

Abaixo, seguem os percentuais dos respectivos tributos:

  • CSLL: 9%;
  • IRPJ: 15%.

Outros impostos com os quais sua clínica médica tem que lidar são o PIS (alíquota 0,65%), a Cofins (3,00%) e o ISS, cuja alíquota varia de acordo com o município, mas que, de acordo com o art. 8º, inciso II, da Lei 116/2003, não pode exceder o limite de 5%.

Lucro Real

No Lucro Real, o IRPJ e a CSLL, regra geral, precisam ser pagos sobre o lucro que, de fato, a empresa obteve no período.

As alíquotas são iguais às do Lucro Presumido:

  • CSLL: 9%;
  • IRPJ: 15%.

Além disso, outros impostos que a clínica precisa recolher são o PIS (alíquota 1,65%), a Cofins (7,60%) e o ISS, cujo percentual não pode extrapolar o limite de 5%.

Um fato importante é que, apesar de os percentuais de PIS e de Cofins serem maiores, quando se trata de imposto clínica médica, é possível se reciditar das respectivas alíquotas ao se adquirir material de uso e consumo, o que pode contribuir para reduzir o valor que deve ser pago.

O vídeo abaixo ajudará você a entender melhor sobre cada um deles:

O que fazer para escolher o mais apropriado para a sua empresa?

Para que você tenha mais segurança quanto ao regime tributário mais econômico para sua empresa, no que se refere a imposto clínica médica, o ideal é contar com o planejamento tributário.

Ele consiste em um estudo que projeta os resultados do seu negócio, com base nos números passados e no contexto do mercado, e faz o cálculo nos diferentes regimes para identificar o mais econômico.

Ao fazê-lo, é necessário levantar toda a legislação que precisa ser atendida, isso facilita a conformidade da empresa e aumenta a proteção contra autuações pelo não cumprimento da lei.

Outra dica importante é verificar a possibilidade de recuperação de crédito tributário e de participação em incentivos e benefícios fiscais.

Clique no link abaixo e saiba com quem contar quando se trata de escolher o regime de tributação adequado para sua empresa:

Contabilidade Real: suporte especializado para empresas da área de saúde

Como vimos em nosso artigo, existem alguns impostos que são mais comumente recolhidos por clínicas médicas, mas a forma de calculá-los pode variar bastante, dependendo do regime de tributação.

Nesse viés, realizar o planejamento tributário contribui para que você possa escolher o enquadramento tributário mais adequado para o seu negócio, contudo é importante contar com apoio especializado a fim de que você tenha mais segurança ao realizar o procedimento.

Dito isso, cabe lembrar que nós, da Contabilidade Real, temos profundo conhecimento em tributação e vamos ajudar você não apenas a fazer escolhas inteligentes no que se refere a imposto clínica médica, mas tornar mais fácil para sua empresa estar em dia com a legislação.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com os nossos serviços.

CLIQUE AQUI E TENHA UMA GESTÃO TRIBUTÁRIA DE EXCLÊNCIA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Contabilidade Real.

Atuamos há bastante tempo de forma transparente, segura, rentável e com responsabilidade social junto às áreas:

  • Contábil;
  • Fiscal/Tributária;
  • Trabalhista;
  • Societária.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

5/5 - (1 vote)
Summary
Imposto clínica médica: entenda como é a arrecadação
Article Name
Imposto clínica médica: entenda como é a arrecadação
Description
Saiba mais sobre imposto clínica médica e como ocorre a incidência em sua empresa. Leia o nosso artigo e confira mais informações.
Author
Publisher Name
Contabilidade Real
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Informações importantes sobre Imposto de Renda para médicos para facilita…
Cresta Posts Box by CP